1 de maio de 2015

Parece até Cinema

Uma coleção de histórias!
A proposta desse novo projeto, que começa no final de 2014 e início de 2015 é colecionar histórias que parecem até cinema. Reais ou fictícias e encenadas por aqueles que tenham o desejo de contá-las para nós. Aqui e ali vamos coletando as histórias de quem se dispõe a estar na frente das nossas lentes e abrir-se ao relato. O projeto é idealizado por mim, Lara, e pela Alice, grande parceira de projetos para "dominar o mundo" com um pouco mais de diversão. Contamos com o carinhoso apoio de Keila Alves, J Bamberg e Eduardo Ávila e todos aqueles que queiram se aproximar desse nosso sonho coletivo.


Fizemos um piloto do projeto com a Keila Alves chamado "História do meu avô... uma das" (Parece até Cinema, 2014/2015), que pode ser visto no canal do Fazcine, no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=UPD_H8jfcsM


Divirta-se, comente e se você tiver alguma história que Parece até Cinema, nos procure... queremos ouvi-la.

Somos todos Um


O curta-metragem "Nós Somos Todos" (Poética Coletiva, 4'50'') é um registro documental de instalações artísticas ocorridas em Goiás e Minas Gerais, nos últimos cinco anos. Inspiradas nos fios da tradição do tecer, bordar e tear do interior do Brasil, as instalações são realizadas pela artista Alice Fátima Martins, com a colaboração de Cleomar Rocha e Quéfren Crillanovick. Fundamentas no conceito de Arte Relacional de Nicolas Bourriaud, as instalações, cujos trechos compõem o enredo desta narrativa, buscaram a interação dos participantes de meios urbanos contemporâneos ao resgatar pontos, linhas e nós que narram as histórias do fazer humano ao se tramar em conjunto, em coletivo.





Veja o curta no canal do Fazcine no Youtube:

O curta foi exibido no VII Seminário Nacional em Arte e Cultura Visual em 2014, na sessão Narrativas Visuais. Veja resumo que foi aceito pelo evento e publicado nos seus anais: 

Um Diário AudioVisual

Da experiência de produzir imagens semanais sobre meu cotidiano surgiu o "Diário do Raimundo. Não, do meu corrido mundo" (Lara Satler, 2013). Produzido com imagens de celular, feitas entre uma atividade e outra, na cansativa jornada de estar ao mesmo tempo doutoranda, professora, coordenadora de curso, mãe e mulher o diário expressa um cotidiano fatigante.



Veja o "Diário do Raimundo. Não, do meu corrido mundo" (Lara Satler, 2012) no canal do Fazcine, no Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=63M_Ro3ZVfM


Esse foi um experimento discutido no VI Seminário Nacional de Arte e Cultura Visual (2013). Confira texto completo no anais do evento:
http://www.fav.ufg.br/seminariodeculturavisual/Arquivos/2013/102-eixo3.pdf



Fazcine no Pezinho de Jatobá

A partir de mostras pensadas dentro da disciplina Sincronicidade e Comunicação: criação coletiva, o Fazcine levou exibições e atividades para a sala do Pezinho de Jatobá, um projeto de extensão da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/UFG). A parceria entre os dois projetos resultou em ganhos vivenciais para os/as estudantes da universidade, para as professoras da disciplina e para as crianças do Xangri-lá, bairro onde prioritariamente as ações do Pezinho são desenvolvidas.

Vejas algumas imagens da experiência:



Alguns colaboradores deste processo (da esquerda para a direita): Lara, Gregor, Patrícia, Nadie, Maria Ângela, Adam, Ana Rita, Marcos, Lisbeth.



As professoras e monitores do projeto produziram um reflexão sobre esta vivência e a apresentaram no V Seminário Nacional em Arte e Cultura Visual (2012).
- Veja a apresentação do texto em pdf:
https://pt.scribd.com/doc/263756344/Construindo-Juntos-o-Pezinho-de-Jatoba


- Veja o texto completo nos anais do evento:
http://projetos.extras.ufg.br/seminariodeculturavisual/images/anais_2012/95_construindo_juntos_o_pezinho_de_jatoba.pdf